terça-feira, 9 de outubro de 2007

Como o direito está errado?

Geralmente, quem faz direito, costuma dizer certas piadinhas pra outras pessoas que não fazem esse curso, tipo “Você faz errado, eu faço direito”, ou “Minha mãe me mandou fazer direito”, etc... Mas vamos abrir os olhos para os cursos de direito no Brasil.

Na semana passada, saiu no jornal O Estado de São Paulo: “Péssimo desempenho de alguns cursos de Direito contrapõe o Brasil do mero diploma o Brasil da pesquisa séria”. Ou seja, de um lado o Brasil culto e responsável e do outro, um país apenas rotulado.

Um total de 17,5% desses cursos no Brasil, foram considerados ruins pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, um total que representa mais de 61 mil vagas no ensino de Direito no país. O que podemos deduzir disso, é que algumas faculdades produzem diplomas, mas não produzem competência. Também vai muito do profissional. Mas o peso da Universidade geralmente é bem grande nessa conta. Partindo do pressuposto do enorme crescimento do desemprego no país e com o nível superior que temos, talvez alguma coisa faça sentido nessa história.

O que tenho a dizer para vocês que querem fazer uma faculdade, não necessariamente de Direito, é para pesquisarem bastante em qual Universidade estudar. Se possível, conversar com quem estuda e já estudou lá, ver a “fama” da faculdade naquilo que você quer fazer. Vale a pena conferir tudo antes. É melhor mudar de idéia antes do que depois que já se está matriculado e estudando. Atenção, todo o cuidado é pouco para fazer uma boa escolha.
Abraços!