sábado, 6 de outubro de 2007

Vestibulinho também é vestibular

Olá Pessoal! Desta vez, vou falar um pouco sobre o vestibulinho que ocorre em escolas técnicas estaduais. Por experiência, afirmo que o diminutivo empregado na palavra não diminui muito o peso que tem um vestibular para Universidades. As pessoas se preparam da mesma forma para o vestibulinho.

No meu caso, antes da faculdade, fiz curso técnico de informática e a ansiedade é praticamente a mesma, assim como a concorrência. Ou seja, me preparei para iniciar um curso que queria fazer, passei pela prova e pela angustia da espera do resultado. Felizmente, para a minha surpresa, eu consegui passar e concluir o curso um ano e meio depois. As escolas técnicas são excelentes formadoras de profissionais. Muitos conseguem estágios rapidamente e são encaminhadas para a área de trabalho.

Fiz o curso técnico de informática na Escola Técnica Estadual “Lauro Gomes”, ou simplesmente “ETE Lauro Gomes” localizada em São Bernardo do Campo. Para quem mora no ABC sabe que também temos ETE´s em Santo André, São Caetano e Diadema. Mas esta em São Bernardo é a que o nosso grupo irá iniciar um trabalho de assessoria que também inclui uma reformulação no site da ETE Lauro Gomes.

Aguardem as novidades!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Que vou ser quando crescer...ihhh, cresci!

O tempo voou e já estamos em outubro, o momento final se aproxima. Sei que é difícil, mas dedicação é crucial neste momento. Depois que tudo passar e vocês saírem todos pintados, cobertos de farinha e pó de café, será engraçado. Mas por enquanto os momentos de lazer devem ser apenas para desanuviar a cabeça.

Para os que estão indecisos, ainda (!), aí vai minha dica: pesquisem, pesquisem e pesquisem! Encham o saco daquele seu amigo universitário, assistam a algumas aulas do curso que pretendem fazer, leiam sobre, busquem na Internet, enfim, corram atrás. É natural ter dúvidas, porém elas devem ser sanadas de preferência antes do dia do vestibular.

Em todo caso, aí vão duas fontes de informação sobre carreiras. Nunca é demais lembrar que dinheiro é sim importante, pois sem ele não sobreviveríamos. Mas trabalhar naquilo que gostamos e com amor dá um prazer imenso! Se tiver alguém pressionando para que sigam determinada profissão, garanto que um bom diálogo pode resolver esse impasse. Basta mostrar maturidade suficiente para que percebam que já você já sabe se cuidar sozinho... Portanto, pense bem na hora da escolha e boa sorte!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Rolando ladeira abaixo


A coisa está ficando bem feia na educação brasileira. Uma reportagem publicada na última segunda-feira, no caderno Cotidiano do jornal Folha de S.Paulo e na Folha Online mostrou estatisticamente o rendimento dos alunos concluintes do Ensino Médio em São Paulo. Atente para o detalhe de que esse retrato inclui estudantes de escolas particulares :“43% dos estudantes mostram conhecimentos de leitura e escrita esperados da 8ª série”.

A justificativa que se deu para esta situação lamentável foi a desvalorização dos professores e a sobrecarga de aula. A conseqüência é a queda da qualidade das aulas e a indiferença do professor em relação aos seus alunos. Quase todos os professores da rede pública (70%) trabalham em mais de uma escola. A Globo também noticiou o fato no SPTV.

Imagine se algum desses estudantes “subalfabetizados” conseguirá passar no vestibular sem uma estadia prévia em algum cursinho pré-vestibular? Pense ainda se eles têm condição para pagar a mensalidade integral? Ou se, então, conseguem uma boa pontuação nessas provas de bolsa de estudo nos cursinhos mais conhecidos da região – Objetivo, Etapa, Anglo etc.

Cada vez mais eu me convenço de que vivemos em uma sociedade de castas, na qual os pobres são submetidos à misericórdia artificial dos ricos, essa hipocrisia da iniciativa privada que serve mais de analgésico do que de solução efetiva para os problemas da nossa sociedade, e esse chove-não-molha do governo com as bolsas assistenciais.

Oficialmente, este pode ser meu último post nesse blog tão familiar à minha rotina e às minhas expectativas. Foi uma grande experiência buscar coisas que atraíssem a atenção dos estudantes, apesar de ser precária a situação.

Ainda sei muito pouco e sou menos informada quanto deveria. Mas estou estudando para ser alguém que faça a diferença e ajude a mudar a história do nosso país. Se não for para isso, prefiro rolar a ladeira com os desinteressados e os medíocres.

Um forte abraço a todos que nos apoiaram e agradeço a gentileza de todos que cederam suas imagens e alguns minutos para ler nossos textos.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Bom roteiro de estudos ajuda na revisão

Olá amigos! O ano já está acabando e com isso a hora do vestibular está a cada dia mais próximo, mas calma se você estudou toda a matéria, seja ela no cursinho ou com os amigos, agora talvez tenha chegado o momento de revisão dos conteúdos, que é importante para saber se os assuntos ainda estão em dia.

Estude as matérias básicas, matemática, português, biologia e etc, mas não se esqueça de estar por dentro dos principais assuntos que estão na mídia, as provas de conhecimentos gerais e até mesmo as temíveis redações costumam exigir informações a respeito.

Muitos estudam todo o conteúdo necessário e acabam esquecendo da importância da redação. Ela deve ter coerência, objetividade e apresentar argumentos consistentes, sem falar nos erros de português que devem ser evitados.

Com um roteiro bem planejado e devidamente aplicado durante todo o decorrer do ano, você pode estar mais tranqüilo às vésperas do vestibular, então tente relaxar e cuidar da saúde também.

Espero que todos tenham estudado com empenho e dedicação para fazer uma boa prova. O ideal é manter a calma, eu sei que é difícil, mas é importante pra o seu raciocínio e concentração.
BOA SORTE!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

USP oferece bolsas para o Ensino Médio

Informação necessária

A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o banco Santander, assinou na quinta-feira, dia 20/09, um contrato de convênio de bolsas de pré-iniciação científica para alunos do Ensino Médio que estudam em escolas da rede pública estadual. O contrato entrará em vigor a partir de 2008.

Serão 400 bolsas para alunos do ensino médio e 600 para estudantes da universidade. A seleção será feita conforme desempenho e interesse dos alunos nas áreas de pesquisa pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e pela USP.

O banco Santander entra arcando com os gastos dos estudantes (o que representa uma ajuda de custo de R$ 150,00 por mês para cada estudante). João Freitas da Silva, coordenador da parceria pela secretaria, afirmou, em entrevista para o G1 – Portal Globo: “É uma oportunidade fantástica de aproximação entre a escola pública e uma universidade tão qualificada quanto a USP. O ganho será enorme. Tanto para a escola quanto para a universidade”.

Nos resta torcer pelos que ainda estão no ensino médio. Como esse tipo de oportunidade acontece muito raramente, o que souber aproveitar, com certeza também vai sair na frente em outras ocasiões, como no vestibular, dinâmicas de entrevistas de emprego e por aí vai.

Boa sorte!