sábado, 1 de setembro de 2007

Nunca é tarde!

Olá pessoal! Como membro mais velho dos colaboradores deste blog (e, diga-se de passagem, o único homem), escrevo hoje especialmente para aqueles que já passaram dos 18 anos há algum tempo e estão se matando de estudar para o vestibular agora.

Por experiência própria, afirmo que nunca é tarde para começar. Cada um tem o seu momento. Confesso que já me dei bronca por ter "demorado" um pouco para entrar na faculdade (aos 26 anos!). Mas pensando melhor, vejo que nunca estive tão preparado para encarar o ensino superior. Penso que se tivesse feito aos 18, 19 anos, talvez fizesse algo que não gostasse e até me arrependesse. Por isso, tenho certeza de que as coisas certas vêm na hora certa, independente da idade!

18, 20, 30, 40, 50... não importa, o sonho e o objetivo são os mesmos. Então, aqui vai o meu recado para os mais velhos e mais velhas que querem ser bixos: Vão em frente! Este é o momento de vocês! Vocês sabem disso! Nunca é tarde para começar! E a experiência de vida adquirida até aqui será muito valiosa para os estudos! Seja bixo, participe do trote (com moderação), mas cuidado com uma coisinha: Não deixe ninguém de chamar de “tio” ou “tia”.

Abraço a todos de todas as idades!Até a próxima!

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Cursinho para todos

Boas novas para a moçada: segundo publicou o Estadão, no último dia 30, o governo aprovou um projeto apresentado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que oferecerá cursinho preparatório para os alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual. A partir do próximo ano, 800 mil estudantes serão beneficiados por aulas com conteúdo direcionado para questões de vestibular (Mais informações).

Agora não tem desculpas! Como disse o coordenador da Educafro, Eduardo Pereira Neto: “Se as escolas particulares oferecem isso para seus alunos, por que na pública não podemos ter?”. O Programa é bem flexível, pois além de disponibilizar aulas nos períodos da manhã e da noite, reserva os fins de semana para os que trabalham. Os locais serão definidos de acordo com as necessidades de cada comunidade.

Está aí a chance de fortalecer seus conhecimentos para competir com alunos de escolas particulares. Para isso, basta um pouco de boa vontade e dedicação. A iniciativa pessoal é o que mais conta! Espero ter contribuído para o fim da aflição dos que não possuem condições de pagar um cursinho. Postem suas dúvidas, sugestões ou reclamações, estamos aqui para ajudá-los.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Mamão com açúcar

O caderno de Educação da Folha Online publicou uma matéria nesta segunda-feira, mostrando a opinião de estudantes e de professores de cursinhos sobre o ENEM deste ano. Eles consideraram a prova fácil, pouco técnica e mais interpretativa (Leia na íntegra). Na mesma matéria, a coordenadora do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, afirmou que "o exame pôde avaliar todos os alunos de um país tão desigual como o Brasil", considerando-o bom.

Prova fácil ou questões frouxas?

Por não haver exigência de conhecimentos específicos nas questões, é um indício de queda na qualidade do ensino público, uma vez que se fossem abordados temas pertinentes a física, química ou biologia, o desempenho de alunos e egressos poderia ser igual ou pior ao do ano anterior (Confira o resultado do ENEM 2006), o que torna a avaliação parcial, pois “nivelou por baixo” a dificuldade do exame.

Valorizar uma área educativa, como a interpretação de textos e imagens, não é cumprir o papel integral de educar um cidadão, apesar de muni-lo de uma visão mais “real” e próxima do cotidiano; ao contrário, fere o objetivo inicial do ENEM, que é verificar a capacidade do indivíduo em relacionar todos os conhecimentos adquiridos durante o período escolar com a vida prática.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

No final tudo vai dar certo

Olá pessoal! Como andam as coisas agora que já passou o ENEM? Eu espero que todos tenham se saído muito bem e que possam relaxar um pouco até receberem a nota da prova. Tomara que vocês não estejam sofrendo do mesmo mal que eu sofri há exatamente um ano atrás, quando mesmo já tendo realizado o ENEM, ainda não sabia o que ia fazer da vida. Foi tudo muito difícil.

Fazia cursinho e mesmo com o apoio psicológico que eles ofereciam, eu não conseguia me “achar”. E foi logo após o ENEM que eu percebi que deveria correr atrás do que eu queria. Além da orientação vocacional, passei a visitar as faculdades que me interessavam e conversar com pessoas que já trabalhavam na área que eu pretendia seguir. E foi aos 45 minutos do segundo tempo que eu optei por jornalismo.

Muita gente passa por essa situação e pensa que nada vai dar certo, pois precebe que o ano esta acabando e você ainda não decidiu o seu futuro profissional, mas no final tudo acaba dando certo, só é preciso ter calma, paciência e contar com o apoio dos amigos e familiares que estão na torcida pelo seu sucesso.
Contarei mais sobre a minha experiência no cursinho almejando ajudar aqueles que ainda estão aflitos com tudo isso.
Até a próxima!

No final tudo vai dar certo

Olá pessoal! Como andam as coisas agora que já passou o ENEM? Eu espero que todos tenham se saído muito bem e que possam relaxar um pouco até receberem a nota da prova.
Tomara que vocês não estejam sofrendo do mesmo mal que eu sofri há exatamente um ano atrás, quando mesmo já tendo realizado o ENEM, ainda não sabia o que ia fazer da vida. Foi tudo muito difícil. Fazia cursinho e mesmo com o apoio psicológico que eles ofereciam, eu não conseguia me “achar”. E foi logo após o ENEM que eu percebi que deveria correr atrás do que eu queria. Além da orientação vocacional, passei a visitar as faculdades que me interessavam e conversar com pessoas que já trabalhavam na área que eu pretendia seguir. E foi aos 45 minutos do segundo tempo que eu optei por jornalismo.
Muita gente passa por essa situação e pensa que nada vai dar certo, pois precebe que o ano está acabando e que ainda não decidiu o seu futuro profissional. Mas no final tudo acaba dando certo, só é preciso ter calma, paciência e contar com o apoio dos amigos e familiares que estão na torcida pelo seu sucesso.
Contarei mais sobre a minha experiência no cursinho almejando ajudar aqueles que ainda estão aflitos com tudo isso.
Até a próxima!



postado por Camila Lana as

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

ENEM e cursinho - II

Para quem acabou de optar pelo cursinho, eu dou todo o meu apoio. Nesta época do ano, talvez vocês ainda consigam pegar o curso de um semestre, ou então podem optar pelo intensivão e ter mais uns dias de folga. Aliás, recomendo o Etapa. É um curso maravilhoso, com aulas e professores dinâmicos. Tem plantões para tirar as dúvidas, simulados, sessões de filmes e palestras e o material é muito bom também. Ah, sim... têm também algumas festas no decorrer do curso, afinal, vestibulando não é de ferro...

Existem muitos outros cursinhos. Segue abaixo uma listinha com alguns dos mais conhecidos:
* Etapa – http://www.etapa.com.br/
* Anglo – http://www.anglo.com.br/
* Cursinho da Poli – http://www.cursinhodapoli.com.br/
* Instituto Henfil – http://www.institutohenfil.org/
* Kumon – http://www.kumon.com.br/
* Objetivo – http://www.curso-objetivo.com.br/
* Universitário – http://www.univesitariobrasil.com.br/


Além destes, existem cursinhos para áreas especificas, como comunicação e exatas. Acessem:
* Cursinho Inteligente – http://www.cursinhointeligente.com.br/
* EASE – http://www.ease.com.br/

Meus queridos, minhas dicas de hoje acabam por aqui. E não se esqueçam: mantenham sempre a calma!!!
Beijos e até a próxima.

ENEM e cursinho - I

Olá, amigos. Muitos de vocês fizeram o ENEM ontem, não foi? Alguns conhecidos meus fizeram também. Bem, o que tinham que fazer já foi... agora só nos resta esperar uma boa pontuação. E que mesmo ela sendo boa vocês consigam ir muito melhor no vestibular.

E por falar em vestibular, a quantas andam os estudos de vocês? Resolveram estudar por conta própria, com um grupo de amigos ou o cursinho? Eu tentei estudar por conta própria, mas desisti logo nas primeiras contas. Fiz cursinho durante um semestre. Foi ótimo. Além de fazer muitas amizades acabei descobrindo – de verdade – muitas coisas que não consegui entender durante o médio. Por exemplo, o que é um mol.

Hoje, já na faculdade, não me vejo tão perdida quanto às vezes me sentia no cursinho. É importante pensar bem, e com muita calma, na escolha de qual curso seguir. Vai ser uma coisa que você vai fazer pelo resto da vida. Então, é bom que seja uma coisa que você realmente goste de fazer.

Voltando ao ENEM, os resultados chegarão pelo correio a partir da segunda quinzena de novembro. Até lá, continuem estudando e mantendo a calma. É bom ouvir uma música antes de pegar nos livros. E para você ficar bem acordado, tenha sempre um chocolate por perto.