sábado, 15 de setembro de 2007

Bolsas Alternativas

Olá Pessoal! Bem, acho que a maioria das pessoas que prestam vestibular, pensa em bolsa de estudo. Muitas pessoas deixam de fazer a faculdade que realmente quer por não poder pagar. Mas antes de desistir, temos as famosas bolsas. Além do ProUni, já comentado por aqui, existem programas governamentais e mesmo as bolsas oferecidas por Universidades.

Algumas alternativas são:

ESCOLA DA FAMÍLIA
O aluno presta 16 horas semanais de serviços comunitários em determinadas escolas públicas. O governo paga 267 reais do valor da mensalidade, e as faculdades que participam deste programa completam o valor restante.

FIES
Este programa arca com 50% da mensalidade, enquanto os outros 50% ficam por conta do aluno. A cada três meses, o aluno paga 50 reais, que vai sendo subtraído do saldo devedor. Ao
término do curso, o financiamento começa a ser amortizado.

CRÉDITO PRA VALER
O aluno paga 50% da mensalidade, mais um encargo mensal, e segue pagando após o término da faculdade pelo mesmo período de duração do curso.

Verifique quais programas de bolsa estão disponíveis na sua Universidade. Boa sorte!

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Será que vai chover...?

Sabe um ponto que preocupa sobre vestibular? Atualidades. Se você não é "antenado" nos últimos acontecimentos, nem tem uma vizinha fofoqueira na sua rua, comece a se informar desde já. Esse é o tipo de coisa que sempre cai na prova e, principalmente, nos temas de redação. Mas caso não tenha tempo para correr atrás do prejuízo - que por sinal é bem grande –, há uma boa saída.

Certa vez, um professor me indicou o que seria minha salvação: o “Almanaque Abril”. Perfeito para quem não tem tempo e para aqueles que sentem necessidade de complementar os conhecimentos com alguns detalhes e macetes exclusivos que essa ferramenta oferece. Além de tratar sobre o que ocorre no mundo, nele você encontrará matérias comparativas entre revistas e jornais com pontos de vista diferenciados.

Quanto à abordagem, vai de questões sociais e ambientais até histórias que marcaram gerações. Passa pela política e trata de questões pertinentes aos dias de hoje sobre economia. Também há fichas-resumo para os mais esquecidos, dicas de redação e um simulado para testar o que conseguiu apreender. O Almanaque está disponível nas bancas e livrarias por R$ 29,95. Pode acreditar, é dinheiro bem investido.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Inscrições e lista de livros da Fuvest e da Unicamp


Quem se inscreveu para a Fuvest, não esqueça do prazo para entregar a ficha até o dia 16, próximo domingo.


Se você que está lendo levou um susto daqueles quando a gente deixa o leite ferver e, de repente, percebe que o esqueceu e já é tarde demais... Pois é, o último dia para pagar a inscrição foi ontem. Mas ainda há tempo para se inscrever para o vestibular da Unicamp, que vai até o próximo dia 21. As inscrições são feitas pelo site da Comissão Permanente para os Vestibulares, cuja taxa tem o mesmo valor da Fuvest (R$105).


A sorte é que a lista de leitura obrigatória da USP e da Unicamp é unificada desde 2004. Os livros são antigos, alguns com uma linguagem pesada para o dia-a-dia. Quando eu estava me preparando para o vestibular, confesso que não li todos os livros, mas tive uma professora muito boa de literatura e gramática.


Como nem todos têm a mesma ventura, eu posso deixar um conselho: leiam os resumos só no caso de não dar tempo de ler o livro todo. Priorize a leitura da obra, seja chato com o professor de literatura e peça explicações interpretativas. No vestibular, vão querer que você leia nas entrelinhas da história, e não só o que aconteceu com o vilão no último capitulo.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Um passo Importante

Olá pessoal!!!
Como sempre falo a respeito de cursinhos hoje não vou fazer muito diferente. Pois para quem resolveu seguir esse caminho para entrar na faculdade tenho uma ótima noticia: segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a Secretaria da Educação de São Paulo, finalizou um projeto que visa oferecer aulas preparatórias para alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas.

O projeto ainda será apresentado oficialmente, mas acredito que muitas pessoas serão beneficiadas, tendo em vista que a maioria dos cursinhos oferece um ótimo planejamento para os vestibulandos, porém o acesso de estudantes carentes fica muito limitado. Seria bom que todos tivessem acesso a melhores condições na educação em todo o país.

As aulas deverão ser baseadas nos próprios cursinhos e o projeto tem data prevista para ser concretizado a partir do início de 2008. Essa noticia vai fazer com que muitos alunos continuem sonhando com uma vaga na universidade e trilhar o seu futuro profissional.
Além disso, a Secretaria também poderia oferecer um apoio psicológico na hora da escolha da profissão almejando reduzir a insatisfação com a carreira depois de já ter entrado na universidade.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O que vou ser quando crescer?

Olá, galera!
O assunto de hoje é um pouco polêmico: PROFISSÃO. Quem já sabe a sua, que se sinta feliz. Porque a decisão costuma ser complicada. Quem nunca ouviu daquela tia ou vizinha a famosa frase: “O que você vai ser quando crescer?”... É pessoal, essa hora é difícil mesmo. Na maioria das vezes, a insegurança bate no terceiro ano do ensino médio. Alguns seguem a carreira dos pais, por influência ou aptidão. Outros fazem “minha-mãe-mandou” na hora de preencher o formulário. Se der certo, legal. Mas e se cair numa área que você odeia?

Mas alguém pensou nisso! Nessa aflição doida que todos nós passamos. Algumas empresas especializadas no ramo promovem palestras, testes vocacionais e feiras para dar um help. Essas atividades visam dar mais segurança para o vestibulando escolher a carreira que vai seguir pelo resto da vida.

Para melhor localização das feiras e eventos desse tipo, acessem o Universia, o Ciee e o Nube, sites exclusivos para vestibulandos e universitários. Além de encontrar muitas dicas preciosíssimas, você encontrará os próximos acontecimentos, como uma agenda que mostra todos os eventos nacionais que são do nosso interesse. Vale a pena conferir.
Beijos!