O caderno de Educação da Folha Online publicou uma matéria nesta segunda-feira, mostrando a opinião de estudantes e de professores de cursinhos sobre o ENEM deste ano. Eles consideraram a prova fácil, pouco técnica e mais interpretativa (Leia na íntegra). Na mesma matéria, a coordenadora do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, afirmou que "o exame pôde avaliar todos os alunos de um país tão desigual como o Brasil", considerando-o bom.
Prova fácil ou questões frouxas?
Por não haver exigência de conhecimentos específicos nas questões, é um indício de queda na qualidade do ensino público, uma vez que se fossem abordados temas pertinentes a física, química ou biologia, o desempenho de alunos e egressos poderia ser igual ou pior ao do ano anterior (Confira o resultado do ENEM 2006), o que torna a avaliação parcial, pois “nivelou por baixo” a dificuldade do exame.
Valorizar uma área educativa, como a interpretação de textos e imagens, não é cumprir o papel integral de educar um cidadão, apesar de muni-lo de uma visão mais “real” e próxima do cotidiano; ao contrário, fere o objetivo inicial do ENEM, que é verificar a capacidade do indivíduo em relacionar todos os conhecimentos adquiridos durante o período escolar com a vida prática.
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