segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Português – o queridinho do vestibular

E aí, pessoal? Tudo certo?

Hoje quero conversar com vocês sobre Português. Qualquer vestibular ou faculdade que você queira prestar: não importa. Sempre o que vai contar, e muito, é a prova de português e a redação. Pessoalmente, nunca achei as provas de português muito difíceis. Mas no vestibular sempre “pega”, por mais que você tenha uma certa facilidade com essa matéria.

Às vezes as dúvidas surgem em alguma “pegadinha” ou mesmo um truque do professor que escreveu a questão. Algumas vezes nenhuma das alternativas têm a resposta certa: normal. Minha sugestão é que vocês leiam muito. Eu sei que boa parte dos vestibulandos não se encaixa no pequeno quadro de leitores do país. Mas isso é muito importante para o futuro de vocês.

Não precisa, necessariamente, ler uma apostila de gramática. Leia ficção, romance, poesia, revistas, jornais, coisas legais, interessantes... Qualquer assunto que seja do seu interesse. Isso é bom duas vezes: 1) você estará lendo, o que é muito importante porque vai te ajudar nas questões da língua portuguesa; e 2) você estará vendo um pouco mais sobre algum assunto que você gosta. Ou seja, você vai sair ganhando de qualquer forma.

Nenhum comentário: