sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Alienação é démodé

Como havia comentado semana passada, a falta de informação é risco certeiro. Mas para combater essa deficiência é imprescindível ler e escrever. E aí, só atualidade não basta. Ler é um exercício diário. Quem não cultiva o hábito da leitura encontra uma série de dificuldades como articular bem um texto ou conversa, vocabulário escasso, vícios de linguagem e gírias.

Estar na moda, atualmente, vai além do vestuário ou estilo musical, é não ser alienado. E na redação do vestibular isso será cobrado. Você terá que mostrar no texto, que possui conhecimentos sobre o tema, domínio sobre o uso da língua e clareza nas argumentações. Essa condição não é negociável, mesmo porque, independentemente da carreira escolhida, comunicar-se é exigência feita a todos os profissionais.

Falta de recursos financeiros é sinônimo de desculpa esfarrapada, pois com o mundo virtual é possível conseguir livros grátis – os chamados e-books. Pra tanto, lançarei abaixo uma lista com alguns sites onde poderá baixar livros e textos sem custos.


Sites para download:
Academia Virtual Brasileira de Letras
Projeto Democratização da Leitura
Domínio Público
Cult Vox

E boa leitura!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, adorei o blog e concordo parcialmente com a Cristine. Realmente nos falta informação e leitura, sem ela cometemos vários vacilos na hora de elaborar um texto, principalmente erros de ortografia e falta de coerência na elaboração do mesmo.Quanto ao fato de não termos acesso aos livros acredito que não seja tão fácil assim, hoje em dia as bibliotecas e escolas dificultam esse acesso, é uma estratégia de alienação do governo, assim como os programas de televisão, jornal, algumas propagandas, etc.O pior é que raramente percebemos o que esta por trás das informações que nos são enviadas!!!Senso crítico e opinião própria é o que nos falta.Um abraço.Viviane!

Cristine Bartchewsky Lobato disse...

Olá Viviane,

agradeço o elogio! Quanto ao que disse, sei que a mídia e o governo abusam da inteligência da população, mas isso vai um pouco além do que precisamos saber para o vestibular. Essa alienação, ao meu ver, em nada atrapalha o vestibulando, mas sim o cidadão. Pois pode causar marcas indeléveis na História, a longo prazo. Infelizmente olhando ao redor conseguimos visualizar o estrago...