quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A batalha até o vestibular

A jornalista da Folha de S.Paulo, Luisa Alcantara e Silva, produziu uma matéria na última terça-feira sobre a rotina de estudantes que encaram o desafio de fazer duas faculdades ao mesmo tempo, além de expor a opinião de especialistas e profissionais envolvidos com educação. Minha companheira de blog, Larissa Grizoli, abordou o tema por um ângulo prático, mas eu gostaria de olhar por outra perspectiva o mesmo assunto.


No mesmo dia, a FolhaOnline noticiou a crise do Ensino Médio nacional. Pode-se traçar uma linha espessa entre a realidade exposta nos textos mencionados, ou um muro, se preferir: enquanto alguns 'filhos de papai' estudam "full time"em colégios particulares, pais pobres dormem em filas para garantir matrícula para seus filhos em escolas “decentes” do Estado.


Tentando se justificar quanto à crise o ministro da educação, Fernando Haddad, disse que em 2004 "o governo apostava que, se as oportunidades de acesso ao ensino superior fossem ampliadas, a qualidade do ensino médio cresceria". Se alguém vir lógica no argumento do Ministro, por favor, me explique depois. Além disso, Haddad promete a expansão das Escolas Técnicas Federais. Para fazer um paralelo entre governos federal e estadual, vejamos um exemplo das ETE's (Escolas Técnicas Estaduais).



(continua no post acima)

Nenhum comentário: